Jussara Hoffmann - AVALIAR PARA PROMOVER AS SETAS DO CAMINHO  (CONCURSO PREFEITURA DE FERRAZ) escrito em sexta 16 julho 2010 19:00

AVALIAÇÃO ESCOLAR, AVALIAR PARA PROMOVER AS SETAS DO CAMINHO, CONCURSO PÚBLICO DE FERRAZ DE VASCONCELOS, DEMO, Jussara Hoffmann, LEMBRETE PEDAGÓGICO, Luciene Heloísa André, Luckesi, Perrenoud, PREFEITURA MUNICIPAL DE FERRAZ DE VASCONCELOS - PROFESSOR I

 

Jussara Hoffmann

O TEXTO "AVALIAR PARA PROMOVER AS SETAS DO CAMINHO" ENCONTRA-SE NA ÍNTEGRA EM: http://www.slideshare.net/merileite/avaliar-para-promover. ABAIXO, SEGUEM ALGUNS CONCEITOS SOBRE AVALIAÇÃO SOB A ÓTICA DE DIFERENTES AUTORES:

AVALIAÇÃO ESCOLAR

  • Avaliar é??? Para Jussara Hoffmann – A avaliação é essencial à educação. Inerente e indissociável enquanto concebida como problematização, questionamento, reflexão sobre a ação. Um professor que não avalia constantemente a ação educativa, no sentido indagativo, investigativo, do termo, instala sua docência em verdades absolutas, pré-moldadas e terminais. – A avaliação é reflexão transformada em ação. Ação essa, que nos impulsiona para novas reflexões. Reflexão permanente do educador sobre a realidade, e acompanhamento , passo a passo do educando, na sua trajetória de construção de conhecimento.

    ·      Avaliar é??? Para Perrenoud (1999) – A avaliação da aprendizagem, no novo paradigma, é um processo mediador na construção do currículo e se encontra intimamente relacionada à gestão da aprendizagem dos alunos; –Na avaliação da aprendizagem, o professor não deve permitir que os resultados das provas periódicas, geralmente de caráter classificatório, sejam supervalorizados em detrimento de suas observações diárias, de caráter diagnóstico. –A avaliação é um processo que deve estar a serviço das individualizações da aprendizagem.

    ·      Avaliar é???  Para Luckesi –Avaliar x Examinar (uma questão histórica); –Avaliar é o ato de diagnosticar uma experiência, tendo em vista reorientá-la para produzir o melhor resultado possível; por isso, não é classificatória, nem seletiva, ao contrário, é diagnóstica e inclusiva. –Examinar é classificatório e seletivo, e por isso mesmo, excludente, já que não se destina a construção do melhor resultado possível, e sim a classificação estática do que é examinado. –São situações opostas entre si, porém, nossos professores, em seu cotidiano não percebem tal distinção e quando dizem que estão avaliando, na verdade estão examinando.

      

    1. AVALIAÇÃO ESCOLAR O processo avaliativo ainda não alcançou progressos no ensino, mantendo-se classificatório e seletivo. A proposta de mudança de postura educacional é uma questão bastante complexa. A avaliação exige rigor técnico-científico, ampliando o aspecto pedagógico. Nessa perspectiva, o professor deve avaliar constantemente com a preocupação de não fragmentar o processo.

    2.       Visão tradicional – aluno passivo; professor como detentor e transmissor do saber; objetivo: recepção e retenção dos conteúdos da aprendizagem, sem criticidade da realidade que o cerca. Visão atualaluno ativo; professor mediador; ênfase na exploração e na descoberta; objetivo: apropriação e compreensão dos conteúdos das aprendizagens e no desenvolvimento do raciocínio e do pensamento (Consed, Progestão: 2001, p.22).

    3.       A avaliação por ser processo contínuo, visa à correção das possíveis distorções e ao encaminhamento para a consecução dos objetivos previstos. Trata-se da continuidade da aprendizagem dos alunos e não da continuidade de provas. O processo de avaliação se coloca como elemento integrador e motivador, e não como uma situação de ameaça, pressão ou terror. A avaliação abrange três dimensões: • o desempenho do aluno; • o desempenho do professor; • a adequação do programa.

    4.    Portanto, é necessário que o professor tenha um plano de ensino elaborado para nortear seu trabalho. Desta forma, toda tarefa realizada pelos alunos deveria ter, por intencionalidade básica, a investigação como ponto de reflexão sobre a prática dos envolvidos - professores e alunos. A avaliação acontece em todas as atividades com as trocas de informações do aluno, de seus colegas, do professor e da comunidade.

    5.       Segundo Demo (2000), o erro não é um corpo estranho, uma falha na aprendizagem. Ele é essencial, é parte do processo. Ninguém aprende sem errar. O homem tem uma estrutura cerebral ligada ao erro, é intrínseco ao saber- pensar, à capacidade de avaliar e refinar, por acerto ou erro, até chegar a uma aproximação final. Os erros e dúvidas dos alunos são considerados episódios significativos e impulsionadores da ação educativa.

    6.       O currículo e a proposta de avaliação formativa Fundamenta-se na observação e no registro do desenvolvimento dos alunos, em seus aspectos cognitivos, afetivos e relacionais, decorrentes das propostas de ensino; É contínua, diagnóstica e sistemática e é o eixo nos processos de ensino / aprendizagem. Faz parte da aula do professor e deve ser observada em cada situação de aprendizagem proposta pelo mesmo e realizada pelo aluno; Permite rever todos os passos do planejament; Pressupõe que a escola, antes de avaliar seus alunos, avalie-se como Instituição.

    7.       Para realizar a avaliação formativa deve-se: - Ter padrões claramente estabelecidos do que é necessário aprender e de seu caráter significativo e funcional, para que o aluno possa aplicá-lo em seu contexto de desenvolvimento pessoal; - Ter definido situações de aprendizagem adequadas em determinado espaço de tempo; - Ter mecanismos para verificar como cada aluno conseguiu interagir com o que foi proposto; - Ter mecanismos para reconduzir o processo, caso não haja um desempenho satisfatório; - Conhecer os alunos.

    8.       Postura avaliativa e elaboração de instrumentos de avaliação Alguns tipos de instrumentos de avaliação • Pré-teste • Provas escritas e orais Individual • Trabalhos • Pesquisas Duplas • Relatórios • Seminários • Questionários Grupos • Estudos de caso • Portfólio Coletivo • Webquest • Auto-avaliação • Observação

    9.       A utilização dos instrumentos deve ser adequada ao contexto em que o professor se encontra.

    10.     Para refletir: Sabendo-se que o processo avaliativo é elemento indissociável do trabalho pedagógico na escola, como ajudar o aluno a desenvolver competências e habilidades sem que esse trabalho pedagógico fique reduzido ao um “treinamento” para sua participação nas avaliações externas?

    Fonte: resumo organizado a partir do site:

     http://www.slideshare.net/profissionalizando/avaliao-escolar-presentation

    SAIBA MAIS SOBRE JUSSARA HOFFMAN EM:

    http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.conexaeventos.com.br/layout/imagens/palestrantes/jussara_hoffmann2.jpg&imgrefurl=http://www.conexaeventos.com.br/detalhe_noticia.asp%3Fid%3D102&usg=__M7xNdFhlNgG1Mgl3iDCcv_cKwmQ=&h=100&w=100&sz=4&hl=pt-BR&start=4&itbs=1&tbnid=7SKbtgko3DCijM:&tbnh=82&tbnw=82&prev=/images%3Fq%3DJUSSRARA%2BHOFMAN%26hl%3Dpt-BR%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:1

    CONCURSO PÚBLICO DE FERRAZ DE VASCONCELOS PARA PROVIMENTO DE CARGOS -  PROFESSOR I

  • "LEMBRETE PEDAGÓGICO", assumindo um compromisso com a educação para que o  futuro da nação, seja bem mais reflexivo, inclusivo, dinâmico e democrático. Traga  suas  idéias e   junte-se aos grandes  pensadores! Divulque, comente e participe!!!

    Luciene Heloísa André.

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5 comentário(s)

  • Neura G. Matana mailto

    Seg 09 Set 2013 03:12

    Jussara é a minha escritora referência quando falo sobre avaliação, suas idéias me faz uma pessoa melhor no meu trabalho. Obrigado1

  • pedagogiaunicidiesdeguaianas Ter 19 Fev 2013 15:02
    Obrigada pelo acesso e bons estudos. Um abraço, Lucy.

  • yara moreto

    Qui 03 Jan 2013 14:13

    parabens pelo site

  • LUCIA mailto

    Sáb 27 Out 2012 15:27

    FELIZMENTE TEMOS ATITUDES COMO ESSA QUE ESTÃO TOMANDO PARA UMA MELHOR CONTINUIDADE DA EDUCAÇÃO.

  • pedagogiaunicidiesdeguaianas Sáb 11 Dez 2010 23:11
    Além dos links relacionados no artigo, confira esta entrevista, http://www.dn.senai.br/competencia/src/contextualizacao/celia%20-%20avaliacao%20Jussara%20Hoffmam.pdf
    e pesquise resumos no GOOGLE. Obrigada pela visita e até mais!


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